quarta-feira, setembro 02, 2009

Trabalho Missionário

O texto abaixo foi enviado pelo Rivelino.

Josué 6: 1-5
Então disse o SENHOR a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.


Ao ler este texto posso ficar imaginando os Israelitas e o próprio Josué olhando uns para os outros e pensando: "Deus deve estar brincando conosco, vamos fazer papel de palhaços na frente de Jerico!"
Não havia nada aparentemente mais ridículo e inútil que circular uma cidade fortificada e simplesmente tocar buzinas e gritar para vencer uma guerra!
Já imaginaram no sétimo dia, quando o povo precisou circular a cidade sete vezes? O povo dentro de Jerico olhando por cima do muro e pensando "Este povo é doido!"

Os planos de Deus parecem realmente loucura, mas o mais incrível é que eles funcionam!

Josué 6:20
"Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes às buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade."

É muito bonito quando confiamos em Deus e em Seus planos (por mais que parecem ridículos) e conseguimos a vitoria.

Já vi inúmeras vezes esta estratégia funcionar para derrubar muros! Tanto no Brasil, como em outros países, como por exemplo, na igreja de Berlin, em Toronto e em Darmstadt!

No sábado à tarde, reunimos algumas pessoas e decidimos:
- que local será "atacado."
- e que pessoas ouvirão o toque da buzina (a versão moderna tem sido violão, ou a capela mesmo!) e o grito (musica)

Esta estratégia evangelística tem um nome especial: SERENATA!
Mas simplesmente pode ser definida como uma visita missionária surpresa!

Telefonamos para alguém, geralmente algum membro afastado, ou alguém que esta doente, ou recebendo estudos bíblicos, e ate mesmo pessoas que não querem receber visitas de membros da igreja, pois estão magoados com alguém.

Algum membro do "exército" (geralmente alguém que conhece bem a pessoa que será visitada) telefona para a pessoa e pergunta se ela esta em casa e pergunta se poderia passar para visitá-lo por apenas 5 minutos, pois gostaria de dar um pequeno presente! O "soldado" só não avisa que estará acompanhado de 5, 10 ou 20 pessoas!

Quando o dono da casa abre a porta, ou a janela, o "exercito" começa a cantar e é possível ver muros caírem!!!

Ate hoje sempre obtivemos vitoria com tais trabalhos missionários.

Eu poderia contar inúmeras historias de pessoas que voltaram para Cristo através do "método de Jerico"

Mas vou me deter em um exemplo que ocorreu semana passada enquanto eu estava pregando numa igreja na Lituânia.

Depois de pregar sobre este texto de Josué e contar algumas belíssimas historias que eu já havia presenciado através deste tipo de trabalho missionário, perguntei se a igreja gostaria de ter presenciado tais experiências. Todos os irmãos disseram que sim, então eu os desafiei a fazer o mesmo naquele sábado, ali naquela cidade. Eu comentei com o pastor que se três pessoas concordassem em sair para a serenata já seria suficiente... Foi incrível ver que 30 pessoas (todos os que estavam na igreja naquele momento) participaram da serenata!
Visitamos cinco pessoas que estavam afastadas da igreja e foi bonito ver a reação no rosto daquelas pessoas, a surpresa, a alegria, e notar mudanças na vida de alguns já na semana seguinte!

Porem o mais interessante veio depois, quando no sábado seguinte decidimos visitar, usando o mesmo método, um ex-membro da igreja, que mesmo com os apelos do filho, que é pastor, não tem colocado o pé na igreja por sete anos! Alguém que nunca conseguiu perdoar aqueles que o magoaram e por isto construiu um muro mais forte do que o de Jerico ao redor do coração!
Quando os membros ouviram o nome de quem seria visito, foi possível ouvir alguns "soldados" dizendo:
"preciso ir para casa, já esta tarde!"
"Não sei se vale à pena, pois ele não quer receber visitas!"
"Não vai dar certo!"

No final o exercito estava reduzido a seis pessoas, e não havia buzina (violão!). Já estava escuro, quase 10 da noite!
Chegamos à casa do homem, a esposa abriu a porta e mostrou em que local da casa ele estava.
Entramos na casa cantando (parece ridículo!) e foi incrível ver o muro de Jerico somado ao de Berlin e a muralha da China num só coração!

Enquanto cantávamos, o homem nos ignorava e mudava o canal da TV... As cinco vozes (eu não cantava, pois alem de cantar ruim, não sei cantar em lituano!) disputavam com a MTV, em seguida com um filme de guerra, e com um jogo de basquete... Naquele momento pela primeira vez na minha vida eu achei que havia errado em convencer a igreja a fazer aquela visita missionária, mas lentamente eu percebi que o muro estava rachando!!!!! Ele desligou a TV!!! O muro estava rachando!!! Ele quis sair da sala, mas o "exercito" do Senhor não se moveu e continua cantando... Agora nos éramos o muro, ele não tinha como sair, e foi possível ver que não ha muro duro suficiente para resistir à voz do Senhor!

Aquele homem nos ouviu, ao terminar a musica eu disse para ele:
"irmão, quando decidirmos vir aqui, eu fiquei pensando o que eu poderia falar para você, pois se eu falar que Jesus te ama, você já sabe, se eu falar que Deus te ama, você já sabe... O que eu poderia te falar? mas me lembrei que você é engenheiro e eu me lembrei da primeira obra de engenharia humana aqui na terra! eu gostaria de compartilhar contigo! foi à arca de Noé. Quando Noé a construiu, ele a fez com o maior cuidado, levou 120 anos para concluí-la, um super navio, belíssimo, porem ele precisava colocar os animais lá dentro, e você pode imaginar aquela sujeira toda ali dentro, com aqueles bichos todos, e Noé precisou agüentar um ano ali... mau cheiro, desconforto, mas Noé sabia que se saísse da arca morreria! Quando eu olho para a arca de Noé eu me lembro da igreja, Deus a planejou tão bonita, fez de tudo para que ela fosse bela e imaculada, mas os animais precisam entrar, e aqui estou eu e estas outras pessoas dentro da igreja sujando-a, às vezes temos um mau cheiro dentro da igreja, às vezes não ficamos a vontade, às vezes os irmãos nos incomodam, mas é aqui que Deus quer que eu esteja e você também, pois lá fora só ha morte!"

E perguntei se poderíamos orar juntos e ele concordou e ao final da oração foi possível ver que o muro caiu!!!! Ele queria que ficássemos para conversar, mas dissemos que não! Saímos daquela casa e deixamos o Espírito Santo concluir um trabalho agora de restauração.

Foi possível presenciar mais uma vez que quando confiamos em Deus a vitoria é garantida, mesmo que o método que Deus nos mostra pareça "ridículo".
Que você também não tenha medo de usar os métodos "ridículos" que Deus nos tem mostrado.

Alem disto, este exemplo serve de outra lição para cada líder de igreja.

Não é possível imaginar os efeitos benéficos de uma visita aos irmãos da congregação.

Pastores e lideres precisam acordar e entender que não são somente os sermões pregados na igreja que irão conquistar os irmãos ou fortalecê-los na Fe, porem as visitas as casas destes, a oração com alguém que se sente só ou enfermo.
Isto se mostra mais evidente no caso de igrejas de imigrantes, onde muitos membros vivem longe das famílias, onde a diferença cultural, novo idioma, varias horas de trabalho provocam o isolamento.

Conheço uma senhora que em 20 anos numa igreja aqui na Alemanha, e nunca recebeu uma visita do pastor, e vale salientar que a igreja que ela freqüenta tem três pastores!
Que vergonha!
Acordemos, acordemos!!!
Não subestimem o poder de uma visita missionária!

Que Deus vos abençoe ricamente.
Rivelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails