terça-feira, maio 25, 2010

Sejamos como Noé

Olá amigos e irmãos, venho por meio destas passar uma mensagem que me chamou a atenção e gostaria de fazer essa breve reflexão com os irmãos.

Quero falar sobre Noé, afinal o próprio Jesus nos disse para nos atentarmos a essa mensagem, já que o fim dos tempos seria como nos dias de Noé, portanto nosso papel também deveria ser como o de Noé, mas vamos a Bíblia fazer uma pequena análise.

Gênesis 6:5-10 "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé."

Em meio a um mundo mal, onde os filhos de Deus haviam se misturado com as filhas dos homens e permitiram a sua própria corrupção, Deus estava arrependido de ter feito o homem, aparentemente toda a humanidade estava de tal maneira afetada pelo pecado que não tinha mais um ponto de reverter a situação, porém um homem achou "graça diante do SENHOR".

Noé tinha características que chamavam a atenção de Deus e que devemos também nos atentar. Noé era justo, integro e andava com Deus. Noé não era conhecido por ter feito uma grande construção, como as pirâmedes, não foi um conquistador como Alexandre, o Grande e nem por ser tão sábio como um Sócrates, porém em meio a sum simplicidade, ele tinhas as características que Deus compreendia como corretas.

Assim como Noé deveriamos cultivar tais caracteristicas, mesmo sabendo que o mundo não as valoriza, pois foi por essas características que Noé foi convidado para encabeçar o grupo que iria de um mundo mal, para um mundo melhor, onde os seres humanos que foram corrumpidos não poderiam fazer mais parte.

Noé então recebeu uma missão de Deus, construir uma arca. Vocês já perceberam que a grande verdade presente de Noé era construir uma arca, isso encluia mais do que construir um barco em si, mas envolvia se despreender das coisas do mundo.
Sabendo que o mundo breve acabaria, imagino que Noé não tinha intenções de ampliar sua casa, não tinha intenção de expandir a sua casa e nem mesmo aumentar seu rebanho particular, muito pelo contrário, conforme o tempo iria passando imagino que Noé vendia as coisas que ele tinha, por fim deve até mesmo ter trocado sua casa por suprimentos e então levar tudo que restava para a arca.

Por sete dias Noé e sua família passam por uma tribulação, pois a pregação da arca havia sido feita, a grande chuva havia sido anunciada, porém lá estava Noé e sua família dentro da arca sem uma gota de chuva cair do Céu, e imagino como esse tempo deve ter sido longo, mas Noé andava com Deus.

Depois de se desfazer de tudo e passar pela provação,vem o dilúvio, a grande destruição começa e por dias e mais dias Noé e sua família permanecem firmes cuidando dos animais e de si mesmo. A chuva acaba, mas a água ainda estava alta, porém foi abaixando e abaixando. Depois de um longo período Noé e sua família abrem a arca, e tudo, absolutamente tudo que estava ao alcance da visão daquela família pertencia agora a eles.

Por serem fiéis sacrificaram um pouco do mundo para ganhar o mundo todo. Não que devemos fazer a mesma coisa, como vender casa e o que for, diferente de Noé nós não temos um prazo, mas assim como ele e sua família, devemos nos libertar das coisas deste mundo para avançarmos a um mundo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails