terça-feira, maio 25, 2010

Sejamos como Noé

Olá amigos e irmãos, venho por meio destas passar uma mensagem que me chamou a atenção e gostaria de fazer essa breve reflexão com os irmãos.

Quero falar sobre Noé, afinal o próprio Jesus nos disse para nos atentarmos a essa mensagem, já que o fim dos tempos seria como nos dias de Noé, portanto nosso papel também deveria ser como o de Noé, mas vamos a Bíblia fazer uma pequena análise.

Gênesis 6:5-10 "Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé."

Em meio a um mundo mal, onde os filhos de Deus haviam se misturado com as filhas dos homens e permitiram a sua própria corrupção, Deus estava arrependido de ter feito o homem, aparentemente toda a humanidade estava de tal maneira afetada pelo pecado que não tinha mais um ponto de reverter a situação, porém um homem achou "graça diante do SENHOR".

Noé tinha características que chamavam a atenção de Deus e que devemos também nos atentar. Noé era justo, integro e andava com Deus. Noé não era conhecido por ter feito uma grande construção, como as pirâmedes, não foi um conquistador como Alexandre, o Grande e nem por ser tão sábio como um Sócrates, porém em meio a sum simplicidade, ele tinhas as características que Deus compreendia como corretas.

Assim como Noé deveriamos cultivar tais caracteristicas, mesmo sabendo que o mundo não as valoriza, pois foi por essas características que Noé foi convidado para encabeçar o grupo que iria de um mundo mal, para um mundo melhor, onde os seres humanos que foram corrumpidos não poderiam fazer mais parte.

Noé então recebeu uma missão de Deus, construir uma arca. Vocês já perceberam que a grande verdade presente de Noé era construir uma arca, isso encluia mais do que construir um barco em si, mas envolvia se despreender das coisas do mundo.
Sabendo que o mundo breve acabaria, imagino que Noé não tinha intenções de ampliar sua casa, não tinha intenção de expandir a sua casa e nem mesmo aumentar seu rebanho particular, muito pelo contrário, conforme o tempo iria passando imagino que Noé vendia as coisas que ele tinha, por fim deve até mesmo ter trocado sua casa por suprimentos e então levar tudo que restava para a arca.

Por sete dias Noé e sua família passam por uma tribulação, pois a pregação da arca havia sido feita, a grande chuva havia sido anunciada, porém lá estava Noé e sua família dentro da arca sem uma gota de chuva cair do Céu, e imagino como esse tempo deve ter sido longo, mas Noé andava com Deus.

Depois de se desfazer de tudo e passar pela provação,vem o dilúvio, a grande destruição começa e por dias e mais dias Noé e sua família permanecem firmes cuidando dos animais e de si mesmo. A chuva acaba, mas a água ainda estava alta, porém foi abaixando e abaixando. Depois de um longo período Noé e sua família abrem a arca, e tudo, absolutamente tudo que estava ao alcance da visão daquela família pertencia agora a eles.

Por serem fiéis sacrificaram um pouco do mundo para ganhar o mundo todo. Não que devemos fazer a mesma coisa, como vender casa e o que for, diferente de Noé nós não temos um prazo, mas assim como ele e sua família, devemos nos libertar das coisas deste mundo para avançarmos a um mundo melhor.

sexta-feira, maio 21, 2010

domingo, maio 16, 2010

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

Clique na imagem para ver o convite grande:

segunda-feira, maio 10, 2010

Para crescer, crianças devem dormir

Assistir a um filme até tarde, passar a madrugada em chats na internet ou perder o horário só para tentar atingir a última fase de um videogame. Trocar horas de sono para realizar atividades como essas pode não provocar nenhum mal a curto prazo. Porém, se a prática se tornar um hábito, a saúde de crianças e jovens pode ser diretamente afetada: o déficit de crescimento é um dos riscos. É o que explica Márcia Pradella Hallinan, neurologista e chefe do setor de crianças e adolescentes do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A especialista defende ainda que os pais estabeleçam limites bem claros aos filhos, como um horário para desligar a TV. "Só não devemos esperar que as próprias crianças saibam seus limites", diz. Confira a seguir a entrevista que ela concedeu a VEJA.com.

Por que ver TV antes de dormir pode ser ruim para o sono?

Sempre oriento os pais a tirar a criança ou o adolescente da frente do monitor - qualquer monitor, de TV ou computador - uma hora antes de dormir. Isso sem entrar no contexto da influência dos dispositivos eletrônicos em si, mas por questões fisiológicas. Assim que começa a escurecer, ocorre a liberação da melatonina, hormônio que ajuda a iniciar e a manter o sono. Se houver algum estimulo luminoso, essa liberação é prejudicada. Por consequência, o repouso também. O ideal para ajudar a dormir é uma leitura, com foco de luz voltado para o livro.

Um filme de terror ou um jogo violento é capaz de perturbar o sono dos jovens?

Isso pode criar ansiedade, deixar a pessoa mais alerta quando ela deveria estar relaxada. Ao dormir, trabalhamos as memórias daquilo que vivemos no dia anterior ao sonho. Se você trabalhar uma memória estressante, ela pode se transformar em um pesadelo. Às vezes, ao ter um pesadelo, a pessoa acorda com taquicardia, suor, palidez. Para que isso tudo aconteça, o organismo gasta muito mais energia, quando ele deveria estar descansando. Quem acorda assustado, leva mais tempo para dormir novamente. Vai fazer com o que o sono perca a qualidade e fique fragmentado.

E no caso daqueles que, em vez de dormir cedo para se prepararem para a aula do dia seguinte, ficam navegando na web ou assistindo à TV. Quais são as consequências disso?

Uma criança que não dorme bem fica mais irritada e agitada. Os professores percebem um comportamento hiperativo - o que altera a performance acadêmica e dificulta o aprendizado. Ela não vai querer participar das brincadeiras e jogos com os amigos. Já o adolescente vai manifestar claramente uma sonolência diurna. Ele não consegue prestar atenção na aula, vai pedir para faltar, apresentar notas ruins e evitar exercícios físicos. Quando o sono não é bom, a tendência é comer mais para compensar a falta de energia. Com isso, inicia-se o ciclo: falta de sono, mais ingestão de alimento, pouca disposição para atividades físicas e obesidade. Além disso, é durante o sono que é liberado o hormônio do crescimento. Se não dormir o tempo necessário, poderá haver déficit de crescimento.

O que os pais devem fazer nesse caso?

Eles precisam saber que existe a necessidade do sono. Até os três anos de vida, uma criança precisa dormir dez horas a cada noite. Em idade escolar, a criança deve descansar por nove horas e um adolescente, nove horas e meia. Dormir não é capricho, nem preguiça. A falta de sono pode trazer consequências sérias a longo prazo. É preciso mudar os hábitos e estabelecer horas para repousar. Não é indicado que os jovens tenham TV ou computador em seu quarto. Quanto maior a disponibilidade dessas novas tecnologias, mais os pais têm que impor uma maneira saudável de administração. Só não devemos esperar que as próprias crianças saibam seus limites.

Veja
Related Posts with Thumbnails