quarta-feira, junho 17, 2009

Teologia e seus propósitos

Muita gente deve se perguntar, o que é afinal Teologia? Normalmente fazemos o que na Wikipédia faz, olhar o significado da palavra. Teologia vem de duas palavras gregas, Theos, que significa Deus, e logos, que significa palavra (como no prólogo do evangelho de João) mas por extensão estudo. Portanto poderíamos dizer que Teologia é a disciplina que estuda a Deus.

Como todas as disciplinas a teologia tem seus métodos únicos de estudar, pois cada disciplina tem um objeto de estudo diferente. Um geólogo não estuda como um historiador que não tem a mesma metodologia que o biólogo. E isso torna a Teologia única, pois seu objeto de estudo é Deus.

O diferencial em estudar a Deus é que não podemos colocar Ele em um laboratório e fazer testes como os biólogos fazem com animais. Também não podemos encontrar fosseis de Deus e menos ainda calcular Seus movimentos, como os astrólogos fazem. A única maneira de estudar a Deus é através de Sua revelação.

Por isso a melhor definição de teologia seria a disciplina que estuda a Deus através de Sua revelação. Deus revelou tudo sobre si? Não, e a própria Bíblia confirma isso em Deuteronômio 29:29: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

Como as outras disciplinas, teologia também tem seus propósitos a serem alcançados, como a história estuda o passado, para melhor entender o presente e prever o futuro. São basicamente cinco propósitos que temos na teologia.

O primeiro propósito é a explicação da realidade que a teologia oferece. A teologia é única em explicação de significado de vida, propósito da existência, destino e outras coisas mais. Porém existe uma certa delimitação onde a teologia sai e entra a ciência.

Por exemplo, antigamente a teologia era usada para explicar inclusive coisas das quais a Bíblia não era clara, ou mesmo nem se quer menção fazia. Então os teólogos acreditavam que o Sol girava entorno da Terra e quando a ciência disse ao contrário, a igreja vigente na época iniciou uma perseguição.

Hoje temos um grande debate entre evolução contra criação, nesse caso temos clara revelação sobre o tema através da palavra de Deus e muitas evidências científicas que apontam para a criação, ao contrário do darwinismo cada vez mais ruído e que ao contrário do que os ateus (e não a ciência) diz, não tem fundamento científico, por isso até hoje não é a Lei da Evolução e sim teoria.

A segunda função da teologia é a sistematização das doutrinas bíblicas. Isso já se inicia cedo na igreja cristã. No segundo século Orígenes já havia criado o que ficou conhecido por “Regra da Fé”, um conjunto de crenças para todos aqueles que professam ser cristãos. Qualquer um que dizia algo que contrariava a regra já poderia ser considerado um herege. Isso facilitava muitos os discursos, porém tinha o problema de muitas vezes a “regra” chamar mais atenção do que a Palavra, fazendo assim se esquecer das demais partes da Bíblia.

A teologia tem como terceira função servir como ponte para os não crentes e também para defesa da fé. Muito disso é feito com a soma da teologia com a filosofia, mostrando racionalidade da fé. Sem a apologia não teria muitas vezes como chegar a um certo público. Por exemplo, na Roma antiga os cristãos eram vistos como ateus, pois não tinham um Deus visível, mas recorrendo a Platão e seu “Ser Supremo”, os apologistas mostraram que o Deus do cristianismo é muito maior que os demais. O perigo fica quando “Platão” vira o objeto de estudo e se tenta buscar o Deus do cristianismo em seus escritos e não na Bíblia.

A quarta e muito importante função da teologia é fazer uma crítica a igreja e a maneira em que prega a mensagem do evangelho. Sabemos que a igreja de Deus na Terra é formada por homens e que muitas vezes perdem o foco de sua caminhada, mas para combater essa caminhada temos a teologia para reavivar o espírito do crente e a mensagem a ser pregada pelo cristão, seja no púlpito, na rua ou no dia a dia nos afazeres. O maior problema que esse tipo de teologia traz é o grande tempo que teólogos passam debatendo e nada praticando sobre a luz que deveriam levar a igreja.

O ultimo propósito da teologia é levar o crente a uma completa contemplação do divino. Diferente de muitas disciplinas onde tudo que precisamos é tempo com os livros e artigos para aprender bem, a teologia exige os livros, mas também o joelho dobrado. A teologia é acima de tudo uma ferramenta para aproximar o pecado do Santo, o homem de Deus.

Deus nos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails